quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dr. Maurice - Cerebelo - Sua Função

CEREBELO - SUA FUNÇÃO
Hoje, meus filhos (permitai-me que assim vos chame, pois vos quero como tal), falaremos especificamente do cerebelo. Aos poucos, dar-vos-emos uma performance do cérebro, e tudo o que contém dentro da caixa craniana.
 
O cerebelo localiza-se sob os lobos cocipitais do cérebro, e apresenta em sua superfície um grande número de sulcos paralelos. Ele é formado por uma parte central, o vérais, e por duas metades esféricas que se ligam ao mesancéfalo, à ponte ao bulbo por três partes de pequenos pedúnculos. Da mesma forma que o cérebro, o cerebelo se divide em dois hemisférios (esquerdo e direito) e é composto por uma substância branca e uma cinzenta. Seus hemisférios também se encontram separados por um sulco, que é profundo na parte superior do órgão, e refletem uma espécie de imagem do próprio organismo humano. Sua substância branca espalha-se sobre o córtex da matéria cinzenta como os ramos de uma árvore, o que faz com que esta região fosse antigamente chamada de "arber vitas", ou seja, árvore da vida.
 
Grande parte os estímulos recebidos pelo cerebelo são oriundos dos músculos, tendões e cápsulas articulares. Diversas áreas do cérebro também enviam seus estímulos ao cerebelo, como, por exemplo, as do córtex cerebral e os núcleos vestibulares, responsáveis pelo equilíbrio. Essas áreas possuem conexões, aferentes com a medula, e conexões eferentes, entre outras, com os centros de equilíbrio, os núcleos rubros do mesencéfalo, e, através do mesencéfalo com o próprio cérebro.
 
Uma das funções mais importantes entre as executadas pelo cerebelo é a coordenação motora, além de os estímulos que recebe se relacionarem com os movimentos corporais, ele desempenha um importante papel no controle tanto dos movimentos voluntários quanto dos involuntários. Nos casos de lesão do cerebelo, os movimentos se tornam incertos, embora os músculos continuem ativos. O andar, por exemplo, pode se tornar cambaleante. O funcionamento do cerebelo é baseado, por um lado, nas informações recebidas do sistema nervoso periférico e, por outro, em sua relação com o cérebro. As informações acerca dos movimentos, equilíbrio e posturas corporais chegam ao cerebelo num fluxo constante, através de cérebro e da medula. Por meio dessas conexões complexas, o cerebelo faz parte integrante do sistema regulador da coordenação motora.
 
Os sintomas das lesões cerebelares graves são a diminuição do tônus muscular. A coordenação motora, que faz com que, quando a pessoa anda, passe a cambalear como se embriagada. Ou quando faz um gesto para apanhar um objeto, apresenta tremores que impedem que o alvo seja atingido corretamente. O conjunto desses sintomas é denominado ataxia cerebelar.
 
Vamos falar ainda sobre o tronco cerebral, que fica disposto entre o cérebro, cerebelo e a medula. O tronco cerebral possui uma estrutura muito complexa, que consiste principalmente em uma substância branca com algumas áreas internas da substância cinzenta. De cima para abaixo (crânio-caudalmante) as partes que o constituem são o mesencéfalo a ponte e o bulbo. Este continua inferiormente com a medula espinhal e tem uma constituição semelhante a desta. O tronco cerebral é parcialmente recoberto pelo cerebelo, e as partes que o constituem organizam-se sob a parte inferior do quarto ventrículo. Os feixes nervosos, que sobem da medula, e os que descem dos centros situados mais acima, atravessam o bulbo, em cuja extensão localizam-se os núcleos dos quatro nervos cranianos inferiores e os centros que controlam a função cardíaca, a respiração, a deglutição e a função gastrintestinal.
 
A ponte, também, é sede de núcleos de nervos cranianos, de centros vitais importantes. Por ela passam fibras que se organizam no cérebro e se dirigem ao cerebelo, e vice-versa.
 
Para entenderdes melhor ainda, falaremos hoje sobre o mesencéfalo, o diencéfalo, e as funções sensitivas e motoras.
 
O mesencéfalo contém, entre outras estruturas, os corpos quadrigêmeos (com os centros que controlam os reflexos visuais e auditivos), os pedúnculos cerebrais, além de um grande número de núcleos relacionados com os músculos e reflexos oculares.

O diencéfalo, é formado de duas partes principais: o tálamo e o hipotálamo. O tálamo. cinzenta, situa-se na parede interna de cada hemisfério cerebral, e forma os limites externos do terceiro ventrículo. Constitui a seda das estações intermediárias dos impulsos que se dirigem ao córtex cerebral. O hipotálamo, localizado mais interiormente, contém vários agrupamentos celulares ou núcleos.

Dois deles possuem células notavelmente volumosas, o núcleo paraventricular e o núcleo supraóptico, onde são produzidos os hormônios ocitocina e vasopressina. Enquanto estes dois núcleos se conectam ao lobo da hipófise, outros núcleos, através de uma rede de pequenos vasos sanguíneos, ligam-se ao lobo anterior desta glândula. Desta maneira, as funções do hipotálamo são complexas e estão relacionadas com o controle hormonal e outras funções vegetativas, como rio hídrico, térmico, da pressão arterial, regulação de apetite, etc..
 
Funções sensitivas. Dentre as diversas funções desempenhadas pelo cérebro, as sensitivas e as motoras são, sem dúvida, as mais conhecidas. Dentro de outras atividades, duas funções. o cérebro ocupa um papel centralizador, agindo em sincronização com outras partes, não só com o sistema nervosos central quanto com o periférico.
 
Os impulsos periféricos das células da pele, tecido subcutâneo, músculos, tendões, articulações e intestinos são conduzidos ao córtex cerebral através de feixes nervosos que passam pela medula espinhal, tronco cerebral e diencéfalo.
 
Os feixes nervosos, provenientes de diversas partes do corpo, projetam-se ao córtex cerebral em áreas bem definidas. Os órgãos de funções complexas ocupam áreas maiores de projeção do que os menos complexos. O dedo polegar, por exemplo, ocupa uma área da projeção bem maior do que o tronco, que possui funções sensoriais e motoras menos importantes. Convém notar que as sensações provenientes das diversas partes do corpo se projetam no córtex do lado oposto. Assim, os impulsos partidos do lado esquerdo do corpo são registrados no direito, enquanto os do lado direito são registrados no lado esquerdo. Isso é devido ao cruzamento dos feixes nervosos, que ocorre em diversos níveis da medula e do tronco cerebral.

Os feixes nervosos, que transmitem a sensibilidade, projetam-se numa área do lobo peristal, a circunvolução pós-central (córtex sensitivo) de tal maneira que à parte superior chegam as informações relativas às pernas e aos pés, ao passo que à sua parte inferior chegam as informações da cabeça.

Função motora. Diversas partes do sistema nervoso central integram-se na elaboração das ordens que comandam os movimentos voluntários ou conscientes. Para a realização dos movimentos normais, o córtex motor é auxiliado principalmente pelo cerebelo (controle do tipo de movimentos pelos gânglios basais, filtração das informações chegadas dos músculos e articulações) por certas áreas situadas no tronco cerebral, e pelo órgão de equilíbrio (posição da cabeça). É, contudo, a parte posterior do lobo frontal, a parte do cérebro responsável pelos movimentos corporais. As projeções do córtex motor ocorrem no sentido inverso ao das partes correspondentes, como o do córtex sensitivo. As áreas que comandam os movimentos da cabeça localizam´se na parte inferior do córtex os que comandam os movimentos dos membros inferiores, na superior. O hemisfério cerebral direito comanda os movimentos do lado esquerdo do corpo, e vice-versa. Isto porque as fibras nervosas, que levam os impulsos motores e que formam o chamado trato corticoespinhal se cruzam na parte inferior do bulbo. Em seguida, elas descem ao da medula e vão inervar os músculos estriados do tronco, braços e pernas e com o trato corticoespinhal há outro feixe de fibras que após cruzarem a linha mediana em vários níveis do tronco cerebral, vão entrar em contato com os núcleos dos nervos cranianos.
 
Meus filhos, quando se apresentarem casos da pessoa com anomalias nas funções sensitivas ou motoras, peço-vos encarecidamente que procureis doar os fluidos necessários em todas as regiões de que são oriundas essas anomalias. Por exemplo, anomalia nas pernas de uma criança que não tem os movimentos locomotores, o tratamento deve se iniciar no lobo frontal, na parte superior do mesmo. Em seguida, passa-se para o tronco cerebral, cerebelo a toda medula até as pernas.

No caso de anomalia provocada por derrame cerebral, em que somente um lado foi atingido, fazer o tratamento da mesma forma, mas no lado inverso do lesado.

Convém não esquecer que a maioria das doenças são cármicas e, como tal, atraem consigo entidades que se congratulam em ver seus adversários de outrora sofrendo; por isso, sempre é necessária a frequência no salão.

Se o caso é referente à criança, deve-se pedir aos pais da mesma frequentarem, a fim de que as entidades que assediam seu filho ou filha afastadas. O lar deve sempre ser impregnado de compreensão e amor, a fim de que o resgate seja efetuado o mais brandamente possível.
 
Espero que a mensagem transmitida traga esclarecimentos para todos, no sentido de que os que aportam em vossos núcleos tenham o tratamento necessário, para atingir as que os afligem, pois ao vos elucidar, esta é a minha intenção de ir à origem de todo e qualquer mal.

Deste, que muito vos quer,
 
Maurice

Nenhum comentário:

Postar um comentário