quarta-feira, 5 de setembro de 2012


André Luiz – O Lar

 

O lar é o recanto onde se burilam amigos e inimigos de um passado delituoso, a fim de que, juntos, possam aparar as arestas existentes, e saldar seus inúmeros débitos.

O nosso inimigo feroz de ontem vem, hoje, na qualidade de filho carente de nosso amor e de nosso carinho.

A companheira que ontem relegamos ao caos do desespero com o nosso desprezo, vem hoje ser a nossa esposa perturbada e doentia e, muitas vezes ainda, arraigadas a vício que, ontem, com o nosso desdém, proporcionamos.

A mulher que ontem enganamos com falsas juras, e que depois repudiamos, é hoje a filha problemática e sempre necessitada de nosso amor, carinho e dedicação.

O déspota de ontem que era cordial, afável e cordato fora do lar, mas que dentro dele queria ser obedecido em suas mínimas vontades, que gastava o dinheiro com os amigos, mais que negava o essencial para os seus, é hoje o marido doentio sem vontade própria, subjugado por todos.

A filha que hoje, desde seu nascimento, é doentia e requer a nossa atenção, é aquela que ontem, pelo nosso descaso, se lançou ao precipício do suicídio.

O parente difícil de hoje, que nos exige sacrifício incessante, é aquele que ontem se lhe atraiçoamos a confiança, impelindo-o á derrocada moral.

Se ontem fomos ingratos e dilaceramos os corações de pais afetuosos, hoje nosso lar é um verdadeiro espinheiro repleto de angústias, a fim de que possamos aprender a cultivar o amor, o carinho e a felicidade.

O filho de hoje, doidivanas e viciado, é aquele que, ontem, propiciamos toda espécie de agruras e queda moral.

Ninguém sofre em vão, tudo tem uma razão de ser. Diante de tua prova, abençoa sempre e faze o melhor que possas.

Ajuda a todos os que perambulam juntamente contigo dentro do teu lar, orando para os que te perseguem, perdoando os que te ferem, desculpando os que te injuriam.

Lembra-te, que toda construção moral do Reino de Deus começa nos alicerces invisíveis da luta dentro do lar.

 

André Luiz

Psicografada no núcleo de trabalho, na noite de 09/02/1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário