segunda-feira, 2 de março de 2015

Dr. Maurice - Infecções por Estomatite e por Outras Causas

INFECÇÕES POR ESTOMATITE AFTOSA E POR OUTRAS CAUSAS


Hoje, meus filhos, falaremos de uma doença tão comuna em crianças, a estomatite aftosa que é uma infecção provocada por vírus.

As infecções por vírus costumam dar origem a vesículas inflamatórias na cavidade bucal. Tais formações podem assumir tamanhos maiores que o de uma ervilha. Sua forma é geralmente circular e oval. São recobertas por uma película branca ouvindo-amarelado de maior aderência. As vesículas desenvolvem-se sobre tecido inflamado muito doloroso.

Dentre essas infecções, a mais comum é a estomatite aftosa, causada por um vírus do grupo da herpes. Muita crianças sofrem mudam infecção pelo vírus Herpes Simplex. Em quase todos os casos, as crianças não têm consequências mais sérias. Raramente, em crianças entre dois e quatro anãos de idade, essa infecção pode ser acompanhada de sintomas comovente, inquietude, lassidão (1) e irritabilidade. As lesões causadas pelos vírus são bem delimitadas, aparecendo em grupo sobretudo na parte frontal da cavidade bucal e nas gengivas. Simultaneamente, observam-se salivação, gengivite, sangramento das gengivas, inchaço e dor nos gânglios linfáticos locais. As vesículas desaparecem depois de dez a dezesseis dias.

Os estreptococos e mais raramente os estafilococos podem, também, causar essas infecções bucais. Manifestam-se por o,esquemas bolhas que, de início, são isoladas, mas que se disseminam rapidamente, formando crostas cor de mel. Os focos mantêm sempre uma borda em forma de arco. Nos casos de infecção por estafilococos, as bolhas produzidas são maiores e confluentes, podendo ser altamente contagiosas. Todos esses tipos de infecções são mais freqüentes em crianças. O prognóstico é quase sempre favorável

Conforme a amplidão de infecção, os médicos optam por não dar medicamentos à base de antibióticos. Limitam-se somente a administrar um medicamento balsamizaste na boca, por intermédio de pinceladas com um bastão ou espátula envolvidos em algodão. A administração de medicamentos fortes, para extirpar de vez o mal, poderá atingir o fígado da criança que demorará mais tempo para recuperar-se do que propriamente da infecção.

Devido à dor, a criança não aceita alimentos a não ser líquidos. A mãe deverá insistir na administração de vitaminas efetuadas como frutas de preferência da criança a, e leite. Uma sopa com bastante legumes, começando de carne batida no liqüidificador, com pouco sal (devido a infecção), é revigoraste, não se permitindo que a criança fique desnutrida.

Mais usável, meus filhos, vim apor intermédio da psicografia para clarear a ente das mãezinhas  que se assustam com alguma doença de seus filhos, sem mencionar que entidades ainda sem esclarecimentos, que acompanham os encarnados, se aproveitam da situação irritando ainda mais as crianças, a fim de que os encarnados se descontrolem. Por esse motivo, filhos amados, não deveis vos deixar levar pelo sistema nervoso, que combalirá os vossos organismos.

Que Deus vos ajude e abençoe.


                                                    MAURICE
Psicografada em 19/02/1990


(1) lassidão: cansaço, fadiga, tédio, prostração de forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário