segunda-feira, 2 de março de 2015

Dr. Maurice - Vitiligo, Burilamento Cármico

  VITILIGO  -  BURILAMENTO CÁRMICO

                                      PERDA DE PIGMENTAÇÃO DA PELE


Hoje, meus filhos (permita-me que assim vos chame, pois vos considero como tal), falaremos a respeito de uma doença de pele, cármica,  denominada vitiligo.

Como doença cármica,  é um burilamento para a vaidade de seu portador, pois afeta tão somente a estética. Geralmente, ela ataca pessoas que, inúmeras encarnações, acalentaram a vaidade no imo de seu ser, a ponto de se sentirem superiores e terem a sensação de não pertencerem ao grupo com que convivem. Sentem-se fora de tudo o que as rodeias. Essa doença consiste numa despigmentação localizada, caracterizada por perdas cromáticas, localizadas e polidores, geralmente rodeadas por tecidos mais escuros. Localiza-se em qualquer parte do organismo, ocorrendo mais freqüentemente nas mãos. Ele é resultante de um distúrbio do metabolismo. Para melhor entenderdes, versaremos um pouco sobre a coloração da pele.

A coloração da pele, meus filhos, resulta da combinação de vários fatores, sendo a mais importante a hemoglobina (que é uma substância dos glóbulos vermelhos dos vasos dérmicos)
a tonalidade amarelada própria da pele, e a melanina (substância fortemente pigmentada). Está é produzida por células especiais chamadas melancólicos, a partir de  um aminoácido, a tirocina, sob o estímulo da luz solar. Deposita-se sobre as células da camada basal da epiderme como pequenos grânulos.

As zonas corporais, mais ricas em melanina, são as pálpebras, as axilas, os mamilos, o umbigo e a região genitália externa. Nas pessoas de cor negra, encontra-se a melanina não apenas na camada terminativa, como também nos extratos intermediários.

A pele pode apresentar coloração anormal em determinadas circunstâncias, tornando-se azulada nas doenças que alteram a hemoglobina; amarelada, quando ocorrem depósitos de bilirrubina ou cartono (substâncias existentes em certos vegetais, como a cenoura). A falta de melanina provoca manchas brancas na pele, pusera falta de pigmentação.

Quando a pele perde a cordeiro á alguma condição patológica, os pelos que a recobrem podem perder também sua pigmentação, como no caso do vitiligo.

Como toda doença cármica, o vitiligo é uma doença de difícil cura, dependendo exclusivamente do indivíduo que passa por esse burilamento. Íntegra-se no grupo em que convive com carinho e amor, livrando-se da vaidade que o intoxicou em diversas encarnações pretéritas, é fator primordial.

Ater-se a vida espiritual, deixando de lado as efêmeras ilusões materiais, é de grande valia para todo portador de doença cármica, assim como abraçar uma religião com firmeza e afinco e, principalmente, angariar méritos para impedir que a doença evolua. Se os méritos forem grandes, pode-se conseguir até mesmo a cura total.

Como toda doença atrai inimigos do passado, o vitiligo não foge a exceção. Essas entidades impelem a criatura a revoltar-se contra seu estado. A freqüência num centro espírita é providencial para toda criatura em resgate, pois proporciona mais paz e compreensão, acalmando-lhe o sistema nervoso.

Espero, meus filhos, que esta minha  mensagem venha a elucidar um pouco vossas dúvidas a respeitada doença.


                                                          MAURICE
Psicografada em10/08/1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário