sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dr. Maurice - Escamação do Couro Cabeludo

ESCAMAÇÃO DO COURO CABELUDO, CASPA , ESCAMA EMBRANQUECIDA
 


Hoje, meus filhos, permiti-me que assim vos chame, pois vos quero como tal, falaremos sobre a caspa tão comum nos dias atuais, mal que afeta sobremaneira os recém-nascidos, formando verdadeiras crostas que, inúmeras vezes, provocam até repugnante mau cheiro.

Elas se apresentam como pequenas escamas embranquecidas, localizadas no couro cabeludo e cabelos, necessitando de bastante higiene para eliminá-las. ela surge como consequência da excessiva escamação do couro cabeludo. Essa escamação  causa coceira,que a pessoa tenta mitigar, coçando a cabeça. Isso faz com que as bactérias sempre muito abundantes sob as unhas, se transfiram para o couro cabeludo. Quando a coceira é intensa, o ato de cessar costuma lesar a pele, possibilitando a essas bactérias infectar o local.

O tratamento da caspa consiste no combate á produção  excessiva gordura. A limpeza do couro cabeludo, com álcool ou limão, facilita a remoção das escamas, ao mesmo tempo que ajuda a coibir a infecção bacteriana. A massagem do couro cabeludos estimula a circulação sanguínea e tem efeito benéfico.

Nas crianças recém nascidas é comum utilizar-se também do óleo de amêndoas  apara passá-lo  nas crostas do couro cabeludo, pois é desaconselhável usar-se do limão ou do álcool para a remoção recomendada, nessa idade.

Em casos muito graves, em que há infecção, com comprometimento mais sério do couro cabeludo, não se deve lavar a cabeça com água e sabão, mas sim utilizando-se de sabão medicinal, para não irritar ainda mais a pele, como no caso da psoríase, por exemplo.

Quando a escamação é intensa, pode provocar alergia, pois algumas pessoas são alérgicas à escamação  cutânea  proveniente de homens ou animais. Quando isso sucede, na maioria das vezes deve-se a caspa. quando tal ocorre, deve-se lavar frequentemente a cabeça com sabão neutro, aplicando loção anti seborréica, duas vezes por semana.

A caspa não é uma doença que deva preocupar seu portador, desde que seja antissepticamente  tratada.

Esperou que estes meus parcos conhecimentos sobre a matéria venham elucidar-vos no tocante a caspa, que não necessita de tratamento médico específico, podendo-se tratar com métodos caseiros.


                                                             Maurice


Psicografado em 22/05/1995



Nenhum comentário:

Postar um comentário