quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dr. Maurice - Micoses Cutâneas - Seus Efeitos

MICOSES CUTÂNEAS - SEUS EFEITOS
Hoje, meus filhos (permitai-me que assim vos chame, pois vos quero como tal), falaremos sobre micoses cutâneas.
 
As principais micoses cutâneas são as chamadas tricofitoses e microsporoses, respectivamente prococadas por fungos de gênero tricofito e micrósporo. Via de regra, a contaminação é direta de um enfermo e um indivíduo sadio ou através de objetos infectados, tais como roupas, tesourinhas de unha, chinelos ou sapatos - quando isso começa nos pés - e toalhas de banho. Animais como o gato, o cão e a vaca também transmitem determinados tipos de micoses ao homem.
 
As dermatites micóticas têm sintomatologia que varia não só segundo os tipos de afecções, mas também de pessoa para pessoa. As lesões podem comprometer apenas a epiderme, sem causar nenhum sintoma; neste caso, apresentam-se como manchas, cuja cor, tamanho e morfologia variam. Usualmente, são muito resistentes a qualquer tipo de tratamento como ocorre com a pitiríase versicolor, típica micose de praia, que é transmitida pelas dejeções de cão depositadas na areia.
 
Muitas vezes, a lesão micótica inicia-se como pequenas manchas na pele que, posteriormente, transformam-se em vesículas agrupadas em placas de crescimento rápido e de natureza inflamatória. Esse tipo de acometimento pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Certos tipos de micoses são denominados(tinha da barba, tinha da cabeça, tinha crural, etc). Quando afetam as regiões pilosas, resultam invariavelmente na queda de pelos nas regiões lesadas.
 
A micose mais frequente é a chamada pé-de-atleta (tinha pedal). Essa infecção deve-se a fatores predisponentes como a hiperidrose, fricção, outras vezes ainda virose cutânea, ou seja, o herpes simples e o herpes soster, por não ter a resistência necessária para combater esses vírus.
 
Vamos dar uma breve retrospectiva sobre o herpes.
 
Herpes simples caracteriza-se pela formação de vesícula, em geral nos lábios ou nos cantos do nariz. Não existe tratamento específico para a doença e mesmo a terapêutica de alívio não é eficaz; a afecção, entretanto, desaparece espontaneamente ao fim de algum tempo, embora a recidiva seja frequente.
 
Herpes soster, também é formada por vesículas, porém é bastante característica como um cordão, acompanhando o trajeto de um ou mais nervos, geralmente sensitivos. Localiza-se, na maior parte dos casos, nos nervos intercostais, afetando sempre e apenas um hemitoráx. A enfermidade é muito incômoda e dolorosa, e seu tratamento, incerto e demorado. No entanto, não é regra a localização do herpes soster nos nervos intercostais. Já o detectamos até mesmo na face, no trajeto do nervo trigêmeo.
 
Como todas as doenças, até mesmo uma simples micose, até uma virose cutânea é um atrativo para os vossos inimigos do passado, que se encontram no plano espiritual. Eles se comprazem em colocar dúvidas em vossas mentes, em aumentar os sintomas sentidos e até mesmo induzir-vos para que colocais vossas mãos sobre a área afetada, para vos contaminar cada vez mais. Por outro lado, espíritos de luz, de conhecimento, procuram vos dar a assistência necessária, tirando os fluidos das regiões onde se instalou a moléstia. Procuram vos elucidar, para vos evitar maiores aborrecimentos e dores. E quando o mesmo não faz parte do vosso carma, aliviam e sanam completamente e, quando menos esperais. já estais livres desses desconfortos que vos assola.
 
Faço votos que esta mensagem vos oriente no tocante a esses problemas que vos incomodam frequentemente.
 
Deste que muito vos ama,
 
Maurice
 
Psicografada em 19/11/1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário