segunda-feira, 22 de outubro de 2012


 André Luiz - Forçar
 

Forçar um irmão a expandir um sentimento não sentido é o mesmo que edificar um castelo sobre areias movediças, que mais cedo ou mais tarde caíra por terra com a maresia da vida.

Não podes forçar ninguém a gostar de ti. Podes somente conquistar as pessoas com os teus atos, tuas atitudes.

És o obreiro da trama caprichosa de tua própria existência. Portanto, evites forçar situações das quais, mais tarde, terás de sofrer as consequências.

Procura não forçar situação da qual te arrependerás no futuro.

Queixumes, apregoar sempre que és esquecida pelos que te rodeia que não existes perante teus companheiros é anunciar ao mundo o orgulho ferido que jaz em teu coração enfermiço e que te impele para seres sempre o centro da atenção de todos. É quere forçar sentimentos não existentes, que apenas são projetados exteriormente, sem que haja raízes profundas. Ama teus semelhantes como eles são desculpando-os quando não correspondem aos teus anelos. Ofereças sempre as rosas do amor e da amizade, sem exigires recompensas e a volta de tudo o que fizestes, pois se deres espinhos de dor, dar-te-ão espinheiros.

Jesus, o Mestre dos Mestres, o Sábio dos Sábios, jamais forçou alguém a segui-lo, respeitando o livre arbítrio de cada um, pois sabia de antemão que forçar uma pessoa a nutrir um sentimento que não possui é induzi-la á hipocrisia e á falsidade.

Todo sentimento tem que ser sentido e emanado espontaneamente para ter a ressonância esperada, porquanto o sentimento cria, edifica, alimenta e ilumina, quando sincero. Só ele é bastante grande para elevar-se da esfera comum, quebrando todos os dogmas rasteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário