terça-feira, 7 de agosto de 2012


Luiz Lamas - Trabalho e Reclamação dos Órgãos em Sofrimento por Excessos na Alimentação



Si us órgão do corpo pudessem falá,

Si eles pudessem inté reclamá,

Certamente iriam censurá

Us excesso cometido, di forma irregulá.



Dus excesso de alimentação,

Us INTESTINO iam dessa forma falá:

To cansado dessa forma trabaiá;

Essa gente só como u qui num si deve comê,

É pimenta, é gordura i inté azeite de dendê.

To todo irritado,

Machucado, e inté inflamado.



O sô, e eu, diz intão o FÍGADO irritado:

Adepois dizem qui eu possuo vesícula preguiçosa i cansada,

I qui não gosto di trabaio;

Nu entanto, come cum uma voragem danada,

É gordura, é bebida, é pimenta, tudo qui é mau pru organismo,

Adepois fala qui o FÍGADO num é bão, cum cinismo.



I eu, diz u ESTÔMAGO zangado:

To cansado di trabaiá i todo machucado,

Pru que não me tratam devidamente;

Às veiz, mi enchendo muito, i outras veiz mi deixando vazio, descontente.

Come inté coisa qui corrói i extermina,

Provocando ferida qui dói i arruína.



I cumigo, então,

Diz os RIM di rordão:

Não me dão água em profusão

Pra tudo limpa, evitando infecção.

Si bebe liquido, num é água pura,

U qui, pra mim, é uma verdadeira tortura.



I eu, diz o pobre CORAÇÃO,

Cum ênfase, dando na voiz uma triste entonação:

Não cuidam devidamente, tão sempre nervoso, dando um trabaio danado

Além de sobrecarregá minha veia, di modo descarado,

Cum as gordura, me deixando cansado di trabaiá,

I di todo esse sangue bombeá.




I eu? Diz o PURMÃO:

Oceis num vê qui eu trabaio di rordão?

Já num chega o ar poluído, carregado,

I inda mi dão mais trabáio, fumando us cigarro danado!

Mi enchem de fuligem escura,

Aumentando inda mais minhas agruras!...



Assim todos os órgão pode reclamá

Dus excesso qui us estraga di maneira singulá,

Agravando inda mais us débito di uma encarnação,

Impedindo a arma de uma feliz ascensão,

Pruque estragá us órgão du corpo, qui por Deus foi emprestado,

Certamente, como suicídio, é encarado.



Pru isso, vamo, minha gente,

Us excesso evita alegre e contente,

Afastando dus vício pernicioso

Qui traiz consigo efeito calamitoso;

Comê, bebê, tomá droga em demasia

É farta di sabedoria.



U corpo foi emprestado por Deus,

Qui ama i qué bem os fios Seus.

E dele devemo sempre da meió forma cuidá

Pra mor di podê si elevá,

Aproveitando a atuar encarnação

Pra fica neste mundo, adepois da transformação.



Vamo trata du corpo, com amo e carinho,

Ao longo da incarnação, du caminho,

Pra mais depressa í ao encontro de Jesuis,

Iluminado pela Sua Luiz.



Luiz Lamas





Psicografada no núcleo de trabalho, na noite de 17/07/1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário